Dicas Dragon Ball Budokai 3
Versão 0.1 - 27/11/2004: Apenas foram colocados os modos de ganhar
personagens e algumas cápsulas raras, além das Perguntas & Respostas.
Versão 0.2 - 02/02/2004: Copyright e organização das seções foram mudados.
Versão 0.3 - 06/12/2004: Corrigido o método de ganhar Li Shenlong (você tem
que ter todas as Dragon Balls). O nome do local onde a nave de Raditz se
encontra também foi mudado. A seção "Perguntas & Respostas" tem algumas
perguntas novas, e está organizada por assuntos. Curvem-se perante o Grande
Freeza!
Versão 0.4 - 17/12/2004: Mais uma pequena correção no método de ganhar Li
Shenlong (é necessário ter a cápsula Super Saiyajin 4). Algumas notas foram
adicionadas nos métodos de ganhar Cooler e Kid Goku. Novos itens nas Perguntas
& Respostas.
Versão 0.5 - 07/01/2005:
- O Copyright foi mudado.
- As sessões "Cápsulas Raras" e "Segredos & Truques" foram adicionadas.
- A sessão "Sistema de Jogo" foi adicionada. Esta seção contém informações
sobre os controles e a jogabilidade.
- Corrigida a informação de para quê serve o status Ability.
- Corrigido os métodos para destravar Li Shenlong, Videl, Kaioshin.
- Adicionado o método para ganhar a cápsula Kibitoshin (fusão).
Versão 0.6 - 10/01/2005:
- Corrigido o método de ganhar a fusão Kibitoshin.
- Corrigido um erro sobre a explicação dos Ultimate Attacks, na seção
Jogabilidade, as barras de cima e de baixo foram trocadas.
- Corrigido um erro nos Segredos, sobre os Story Reenactments. São 21 SR, e
não 15.
- Adicionados mais alguns segredos em "Segredos & Truques".
- As perguntas que já estão respondidas em "Segredos & Truques" foram apagadas
de "Perguntas & Respostas".
Versão 0.7 - 11/02/2005:
- Algumas notas sobre as fusões, e quanto estas custam no Skill Shop.
- Adicionada uma nota sobre como ganhar Uub.
- Corrigido o método de ganhar Saibaman. O seu lutador deve estar entre os
levels 0 e 20, e não 10 e 20 como mencionado anteriormente.
- Adicionados alguns segredos em Segredos & Truques.
- Adicionadas mais perguntas em "Perguntas & Respostas".
- Corrigidos alguns erros de digitação.
Versão 0.8 - 04/12/2005:
Uma atualização depois de nove meses. O método de ganhar Saibamen e Cell Jr.
foi novamente corrigido, pois agora já se sabe o método exato de ganhá-los.
Fora isso, só uma atualização do endereço de contato, e correções de erros de
digitação. Para vocês que esperam um detonado das localizações das esferas,
talvez eu tome vergonha na cara e faça um. :)
Versão 0.9 - 20/01/2006:
Alguns erros de digitação e de lógica (?) corrigidos. Só haverá uma próxima
atualização caso eu faça um detonado.
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3. Notas
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1) Os nomes dos personagens que eu usarei são os da versão japonesa do desenho,
então:
- Mr. Satan: Hercule
- Li Shenlong: Omega Shenron
- Boo: Buu
- Tenshinhan: Tien
2) Quando eu me referir a "DU", eu estou me referindo ao Dragon Universe, o
modo para apenas 1 jogador, que você pode voar pelo mapa e tal.
3) Quando eu disser "procure", você deve apertar R1 e olhar pelas redondezas
até que ache um "ki" saindo de um certo lugar. Se não houver um ki, mas
mesmo assim o FAQ indicar que há um evento naquele lugar, procure por um
ponto piscando.
4) Alguns personagens só podem ser pegos na segunda vez que se joga no DU de
alguém. Mas por "segunda vez" eu me refiro a qualquer vez que não seja a
primeira, pode ser tanto a terceira, quanto a quarta, a quinta, a sexta
etc. Além disso, você deve escolher CONTINUE após zerar o jogo, e não
NEW STORY. Se escolher NEW STORY, contará como a sendo a primeira vez.
5) Estes são alguns dos lugares aos quais vou me referir:
- South City: a cidade mais perto do World Tournament, fica na maior ilha
da parte de baixo do mapa.
- Central City: a cidade um pouco mais acima do deserto, no meio do mapa.
- Satan City: é a mesma East City, mas na saga de Majin Boo.
- North City: fica acima da Central City.
- West City: é a cidade em que Bulma mora, bem do lado da ponte gigante, do
lado oeste do mapa.
- East City: fica do lado leste do mapa, acima da casa de Goku.
- Baba's Palace: fica ao sul do deserto, é uma casa no meio de um lago, com
uma ponte pequena de cada lado. Se você já assistiu ao desenho, sabe com
o que se parece.
- Goku's House: fica abaixo da cidade do leste (East City).
- Grandpa Gohan's House: fica perto da casa de Goku, está no alto de uma
montanha.
- World Tournament: fica do lado da South City, na ilha grande na parte mais
baixa do mapa.
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4. Sistema de Jogo
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CONTROLES
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Esses controles só valem para as versões européia e americana.
- Controles: Modo de Luta -
Quadrado: Soco
Triângulo: Chute
X: Defesa
O: Bola de ki (*1)
R1, L1, R2, L2: Diferentes combinações dos botões acima
Start: Pausar o jogo
*1: Pode ser feito várias vezes seguidas. Videl, Mr.Satan e Uub não possuem
este ataque. Kid Goku só pode soltar uma bola de cada vez.
- Controles Avançados: Modo de Luta -
Encher Ki: segure X, aperte <-, -="" e="" segure="" span="">
Provocação: segure X e aperte duas vezes para baixo (*1)
Usar item: o mesmo comando da provocação, é necessário ter um item equipado
Perseguição: após usar um golpe que manda o inimigo voando, aperte -> + O (*2)
Desviar: ao ser atacado, aperte X repetidamente (*3)
Teleporte: ao ser atacado, aperte -> + X (*4)
Cancelar Teleporte: durante o teleporte, aperte X (*5)
Rolar/Desviar para o lado: X + cima ou X + baixo
Transformação: R1 (*6)
Hyper Mode: L2
Dragon Rush: Após entrar em Hyper Mode, use um golpe que manda o adversário
para longe, ou um golpe forte com R2
"Correr": aperte ->, -> ou <-, -="" e="" segure="" 7="" span="">
Ataque carregado: use um ataque enquanto corre (*8)
Rebater/Desviar Ki: aperte X no momento que a bola de ki chegar até você (*9)
Golpe de Impacto: R2 (*10)
*1: A provocação diminui o ki do adversário.
*2: Isso pode ser feito até 3 vezes seguidas. O inimigo pode desviar disso.
*3: Desviar-se gasta ki, e isso só funciona contra ataques físicos.
*4: O teleporte gasta 3 ki, e o inimigo também pode se teleportar para evitar
o seu teleporte.
*5: Isso serve para o caso de você querer atacar um inimigo pelas costas com
o ataque que quiser, ao invés de apenas dar um golpe forte nele.
*6: Óbvio que o personagem deve ser capaz de se transformar.
*7: Enquanto está correndo, você não pode ser acertado por bolas de ki.
*8: Esse golpe quebra a defesa do adversário.
*9: O que determina se você rebate a bola de ki ou a desvia é o momento em que
você aperta X. Quanto mais preciso for o aperto do botão, mais chances
você terá de rebater uma bola de ki. Se o aperto do botão não for tão
preciso, você apenas desviará a bola.
*10: Você pode usar R2 combinado com o direcional para diferentes ataques. Se
você segurar R2 até que apareça um efeito especial, o ataque será
indefensável. Enquanto esse efeito especial estiver ativo, você poderá
levar golpes fracos sem cambalear.
- Controles: Modo de Edição de Habilidades (Skill Edit) -
Quadrado: Ver a descrição da cápsula (*1)
Triângulo: Retirar cápsula
X: Colocar cápsula, Confirmar
O: Cancelar
Esquerda/Direita: Passar para a próxima categoria de cápsulas
Cima/Baixo: Escolher cápsulas
R1, L1, R2, L2: Passar entre as cápsulas mais rapidamente
*1: Você só pode ver a descrição das cápsulas nos modos Dragon Universe e Skill
Editing.
- Controles: Menus de Opções -
Cima/Baixo - Selecionar opção
Esquerda/Direita - Mudar opção
X - Confirmar opção
Triângulo - Cancelar
JOGABILIDADE
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Aqui estão descritos alguns aspectos da jogabilidade do jogo. Se quiser alguma
outra explicação, pode pedir por e-mail. Mas por favor não pergunte pela
milésima vez como tirar um Attack Win!
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Barras de Ki
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Vou escrever apenas algumas notas em relação a esse aspecto, que alguns de
vocês já devem ter percebido por si mesmos.
- As barras grandes se enchem sozinhas, enquanto as barras pequenas diminuem
sozinhas.
- Quando o personagem se transforma, as barras grandes aumentam em número.
- Quando o ki está no máximo, não diminui sozinho de jeito nenhum, a não ser
que alguma cápsula especial esteja equipada, como Yakon, ou o personagem
faça uma transformação que drene seu ki, como a transformação 100% de Freeza.
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Cansaço (Fatigue)
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Outra novidade de DBZ Budokai 3, o nível de cansaço (Fatigue Level) determina
o quanto o lutador ainda possui de determinação para lutar (não confundir com
energia). O nível de cansaço é indicado pelo boneco que fica ao lado das
barras de ki. Há três níveis de cansaço:
- Normal: boneco transparente. Nenhuma alteração.
- Médio: boneco amarelo. O personagem fica menos resistente a Ultimate
Attacks, ficando mais difícil tirar um Attack Win ou Defense Win.
- Cansado: boneco vermelho. O personagem fica bem menos resistente a Ultimate
Attacks, e terá uma grande desvantagem na hora de defender esses ataques,
pois o jogo não o deixará apertar os botões algumas vezes. Também, se o
personagem ficar com o ki vermelho (menos de uma barra), ele ficará
ofegando, e precisará se recuperar, girando as alavancas analógicas.
O seu nível de cansaço aumenta com as seguintes ações:
- Ser atacado por um Pursue (perseguição).
- Levar muitos golpes em sequência.
- Esgotar o Hyper Mode. Neste caso, o personagem sempre ficará ofegante,
precisando girar as alavancas analógicas para se recuperar.
- Errar um Dragon Rush.
- Ser acertado por um Dragon Rush completo.
- Há outros modos, mas não documentei todos.
O nível de cansaço diminui com o tempo, ou ao se fazer um Dragon Rush ou
Ultimate Attack.
Então, qual a utilidade real disso? Usar Ultimate Attacks, e só. Quando você
quiser ter mais chances de acertar ou defender um Ultimate Attack, basta ficar
em um nível de cansaço menor do que o seu oponente, e você terá uma vantagem
na disputa de Ultimate Attacks.
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Burst Mode/Disputa de Poderes
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Se você já jogou um dos Dragon Balls para Super NES (ou até mesmo o Dragon
Ball GT do Playstation), deve lembrar o que é isso. A disputa de poderes
acontece quando dois personagens soltam seus ataques especiais ao mesmo tempo.
Nesse caso, o ícone do direcional analógico vai aparecer abaixo de cada
personagem, e a disputa se iniciará.
Quando os personagens entram na disputa, devem girar os analógicos e apertar
botões para ver quem consegue vencer. Aquele que perder vai levar mais dano do
que o normal, que pode ir de 1.5x até quase 2x o normal. Note que, se os
personagens estiverem muito perto um do outro quando os ícones do direcional
analógico aparecem, não haverá disputa, os dois ataques vão explodir na cara um
do outro, e ambos os personagens levarão dano perto dos 1000 pontos (uma barra
de energia).
Apenas alguns ataques especiais podem causar uma disputa, mas note que quase
todos os personagens têm um ataque destes. Por exemplo: o Death Beam de Freeza
pode causar uma disputa, mas o seu Death Wave não. As exceções ficam para os
personagens que não possuem ataques especiais de ki, como Videl, Mr.Satan,
Saibaman e alguns outros. Um bom modo de saber se o ataque de um certo
personagem pode causar uma disputa é olhar se o ataque tem uma "linha" que vai
do personagem até o golpe propriamente dito, como nos casos do Gallic Ho de
Vegeta, o Kame Hame Ha de um milhão de personagens, o Death Beam de Freeza e
por aí vai. Porém, note que alguns ataques, mesmo não possuindo essas
"linhas", ainda podem causar disputas. Esse é o caso o golpe Bakurikima Ha de
Piccolo. Se você não sabe o que é um Bakurikima Ha, é o golpe Destructive
Wave.
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Burst Mode/Disputa de Golpes
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Essa disputa acontece quando ambos os lutadores usam um golpe de impacto
(botão R2) e os golpes se chocam. Dois ícones do direcional analógico aparecem
abaixo dos personagens, e a disputa se inicia. Para vencer, deve-se apertar os
botões e girar os direcionais analógicos. Quem vencer vai usar um ataque que
causa mais dano que o normal, mas não é lá muita coisa.
Todos os personagens podem causar esta disputa, já que todos possuem um golpe
de impacto.
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Hyper Mode
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Uma adição para a série Budokai, o Hyper Mode permite que o personagem se
esforce mais do que o normal, além de destravar o Ultimate Attack do
personagem. Para entrar em Hyper Mode, aperte Soco + Defesa + Chute + Ki (L2
na configuração padrão). O personagem ficará vermelho, e seu ki irá baixar
constantemente.
Neste modo, o personagem não pode se defender e nem encher seu ki. Se o ki do
personagem tiver esvaziado e ele não tiver feito um Ultimate Attack ou um
Dragon Rush, o personagem ficará cansado, e você terá que girar a alavanca
analógica para que ele se recupere mais rápido.
Para efeitos de ataques especiais, o personagem sempre está com o ki cheio
até o nível em que começou o Hyper Mode, e este nível não baixa, mesmo que o
ki baixe constantemente. É mais ou menos assim: se você tinha 5 ki quando
iniciou o Hyper Mode, poderá fazer um ataque de 4 ki, e logo depois um ataque
de 5 ki. Isso é possível contanto que você não esvazie todo o ki, e que o
número de barras que você possui dê para fazer o ataque.
O número de barras de ki com as quais é possível fazer ataques é indicado
pelas barras vermelhas, e não pelas barras amarelas, como poderia-se pensar.
As barras amarelas servem apenas para representar o tempo que falta para
acabar o Hyper Mode. É óbvio que, ao usar um ataque, o tempo vai diminuir
igual ao número de barras de ki que foram gastas ao executar aquele ataque.
Vamos a um exemplo: Ginyu tem 5 ki, ele entra em Hyper Mode. Se ele usar um
Milky Cannon enquanto tem 5 ki, o tempo que o Hyper Mode dura será diminuido
de 1 ki, automaticamente. Se ele usar o Strong Jersey, o seu tempo será
diminuido em 2 ki, já que o Strong Jersey usa 2 ki. Por isso, preste atenção
quando for fazer Ultimate Attacks, pois se você errar, você gastará um bocado
do seu tempo restante e não terá feito nada.
Uma característica do Hyper Mode é que o usuário tem a sua defesa melhorada,
mesmo que não possa exatamente se defender. Ao receber ataques físicos, o
personagem não se importará com os ataques, embora ainda sofra danos. Bolas de
ki não podem ser desviadas.
Contudo, o personagem será acertado completamente se o adversário usar um
ataque forte ou um ataque especial. Mais uma coisa: ao contrário do que
acontece nas transformações, o personagem não fica invencível ao entrar em
Hyper Mode, e se o adversário já o estiver atacando enquanto você entra em
Hyper Mode, ele o acertará, a não ser que você use o teleporte.
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Dragon Rush
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O Dragon Rush é um combo predeterminado para cada lutador, que causa um dano
imenso. Primeiro, o personagem deve entrar em Hyper Mode para fazer um Dragon
Rush. Então, aquele que está em Hyper Mode deve soltar um golpe que jogue o
oponente longe, ou um golpe forte (soco + chute).
Os golpes que podem iniciar um Dragon Rush são:
- Golpe Forte (soco + chute, ou R2);
- Chutão para cima (->,-> + Triângulo), deve ser feito do chão;
- O primeiro ataque especial do lutador, feito bem de perto;
- Um teleporte;
- Uma perseguição (Pursue);
- Estes dois métodos a seguir foram enviados pelo Mathews (editado):
1. "Quando você aperta QUADRADO repetidamente ele vai socando o cara, dá 4
socos e um soco final que é um soco mais forte, quando ele der esse
soco é so fazer o dragon rush, apertando O. Isso tambem funciona quando
você da 4 socos e aperta R1 pra ele dar um CHUTAO. A mesma coisa vale
pro TRIANGULO."
2. "Se você correr para cima do oponente e apertar QUADRADO, R1 ou O também
dá para fazer Dragon Rush."
- Você pode fazer um Dragon Rush acertando uma magia de longe, mas note que
essa magia deve jogar o oponente longe, e não apenas derrubá-lo no chão.
Então, aparecerá um display com quatro botões e um relógio.
O usuário aperta um botão e o oponente tenta descobrir qual botão é.
Se o oponente errar o botão, o botão que o usuário apertou será descartado, e o
combo continuará.
Se o oponente acertar o botão, o combo pára na hora.
Se o oponente acertar no primeiro hit, irá contra-atacar o usuário.
Se acertar no segundo ou terceiro hits, apenas evitará o dano do combo.
É mais fácil entender com uma demonstração, então vamos imaginar um Dragon Rush
assim:
Piccolo Vs. Raditz
1) Piccolo inicia um Dragon Rush;
2) Piccolo aperta O e Raditz aperta X. Raditz leva dano e o botão O não pode
mais ser usado por Piccolo;
3) Piccolo aperta X e Raditz aperta Triângulo. Raditz leva dano e o botão X
não pode mais ser usado por Piccolo;
4) Piccolo aperta Quadrado e Raditz aperta Triângulo. Raditz leva dano e
Piccolo termina o Dragon Rush. Se Piccolo tiver o Special Beam Cannon
equipado, ele usará esse golpe automaticamente.
Então, note que:
- A cada golpe do Dragon Rush, aumentam as chances do oponente acertar o botão
que o usuário vai apertar, já que diminui o número de botões usáveis.
- Se qualquer um dos lutadores não apertar nada, ou apertar um botão que já
foi descartado, esse lutador sempre irá perder.
- Se os dois lutadores não apertarem nada, ou apertarem um botão que já foi
descartado, ganhará quem iniciou o Dragon Rush.
- Se o oponente conseguir evitar qualquer um dos golpes do Dragon Rush antes
que este termine, não morrerá, mesmo que sua energia já tenha acabado. Por
exemplo: se Majin Boo tem apenas 100 pontos de vida, e levar 1000 de dano
durante um Dragon Rush, mas conseguir evitar que o oponente acerte todo o
Dragon Rush, Majin Boo não morrerá, mesmo tendo levado 900 a mais de dano.
Ultimate Attacks
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Ultimate Attacks são golpes que causam uma "disputa" entre dois personagens,
sendo quase sempre estes os golpes mais fortes do personagem que os usa.
Passos para realizar um Ultimate Attack:
1) Verificar se você tem ki suficiente para realizar o Ultimate Attack;
2) Entrar em Hyper Mode ;
3) Apertar L2 mais uma vez, para começar o Ultimate Attack. Note que este
golpe é imbloqueável, e pode ser atrasado para enganar o inimigo;
4) Vão aparecer 4 barras, 2 de cada lado da tela. A de baixo se enche 3
vezes, enquanto a de cima se enche de acordo com a de baixo.
5) Você deve apertar um botão (O, X, Quadrado ou Triângulo) quando a barra DO
SEU LADO estiver mais perto do final. Não aperte o botão repetidamente,
basta apertar UMA VEZ para cada vez que a barra se encher. Não gire as
alavancas analógicas também.
6) Você deve fazer isso três vezes. A barra de cima se encherá de acordo com
a sua precisão (o quão perto a barra de baixo estava do final).
7) Quem estiver com a barra mais cheia, vai vencer. Se o usuário (o "dono" do
ataque) vencer, será Attack Win. Se o oponente (quem está se defendendo)
vencer, será Defense Win.
E é claro que você deve ter um Ultimate Attack equipado, senão nada de
Ultimate Attack. Lembre-se que nem todos os personagens possuem Ultimates.
Por favor, não me perguntem mais nada sobre isso. Nem um pio, ok?
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5. Personagens
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5.1. Personagens Normais
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Estes personagens já vem desde o começo do jogo:
- Goku
- Kid Gohan
- Piccolo Daimao Jr.
- Ten Shin Han
- Yamcha
- Kuririn
- Raditz
- Nappa
5.2. Personagens Secretos 1
-----------------------------
Estes são os personagens "fáceis" de serem destravados, bastando apenas jogar
no DU do personagem indicado e fazer uma certa tarefa, como derrotar um
oponente ou completar o DU do personagem.
- Andróide No.17: Derrote-o durante o DU de Piccolo.
- Andróide No.18: Complete o DU de Kuririn.
- Cell: Termine o DU de Teen Gohan.
- Vegeta: Derrote-o no DU de Goku.
- Ginyu: Derrote-o no DU de Goku.
- Freeza: Derrote-o no DU de Goku.
- Recoome: Derrote-o no DU de Goku.
- Majin Boo: Derrote-o no DU de Goku.
- Super Boo: Derrote-o no DU de Goku.
- Kid Boo: Derrote-o no DU de Goku.
- Dabura: Derrote-o no DU de Gohan.
- Goten: Derrote-o no DU de Gohan.
- Great Saiyaman: Termine o DU de Gohan.
- Dr.Gero (Andróide No.20): Derrote-o no DU de Yamcha.
- Kid Trunks: Derrote Majin Boo durante o DU de Vegeta.
- Trunks: Termine o DU de Vegeta.
- Teen Gohan: Termine o DU de Kid Gohan.
- Gohan: Termine o DU de Teen Gohan.
5.3. Personagens Secretos 2
-----------------------------
Estes são os personagens "difíceis" de serem destravados, já que você deve
fazer uma certa tarefa, devendo desviar-se do caminho pré-determinado no DU
de um personagem. Também pode ser que um personagem tenha mais de um método de
ser destravado, então estes dois métodos estarão descritos abaixo.
- Andróide No.16: Jogando no DU de Kuririn pela segunda vez, durante a saga de
Namek, preste atenção a uma certa hora em que aparecerão dois pontos
vermelhos no mapa. Vá até o ponto mais à direita e veja uma cena com o
Capitão Ginyu (na verdade, um sapo). Continue jogando normalmente depois
disso e você chegará à saga de Cell, o que não era possível na primeira vez.
Procure nas ilhas na parte de baixo do mapa por um lugar chamado "Plains"
(aperte R1 para ficar mais fácil). Depois de falar com o No.16, vá para a
West City (Cidade do Oeste) e Bulma te dará a cápsula do No.16.
- Bardock: Há dois modos de ganhar o pai de Goku. O primeiro é começar o jogo
dando Load Game em um Memory Card com um jogo do Dragon Ball Z Budokai 2
(você ganha outras coisas também). O outro modo é, ao começar o DU de Goku
pela segunda vez, antes de enfrentar qualquer inimigo, vá para o ponto onde
a nave de Raditz pousou e investigue o "Sayan Spaceship" que lá se encontra.
NOTA: É possível voltar mais tarde para este ponto (depois da saga de
Freeza), mas tenha certeza de estar jogando com Goku e esta ser a segunda
vez no DU dele.
- Cooler: Primeiro, termine o DU de Goku e o de Vegeta uma vez cada. Agora,
comece de novo o DU de Goku, e na saga de Namek, após derrotar Freeza pela
primeira vez, três pontos vermelhos aparecerão no mapa. Vá para o ponto mais
à sudoeste e você encontrará Vegeta já transformado em Super Saiyajin. Vença
e Vegeta falará sobre Cooler. Agora, vá até o novo ponto vermelho que
apareceu e vença Cooler.
NOTA: Quando aparecerem os três pontos vermelhos, você poderá enfrentar
Cooler também no ponto do meio, mas não o destravará. Enfrentando Cooler no
ponto do meio, você pode achar algumas cápsulas raras, como a nave de Freeza
(que o transforma em Mecha Freeza) e a nave de Cooler (Big Ghetti Star), que
transforma Cooler em Metal Cooler. Contudo, note que na versão PAL incompleta
a nave de Cooler não está neste lugar (me refiro à cápsula, não à nave de
verdade).
- Mr. Satan: No DU de Piccolo, durante a saga de Boo, depois de ir até Central
City, mas antes de enfrentar Boo, vá para perto do Baba's Palace e procure
no deserto por um ki (aperte R1). Fale com o Mr.Satan e então volte para
Central City para destravá-lo.
- Videl: Durante o DU de Gohan (adulto), antes de enfrentar Dabura, procure
por um ponto à direita da casa de Goku (Goku's House). Fale com Videl, e
então procure por outro ponto nas pequenas ilhas na parte sudeste do mapa.
Gohan vai começar a discutir com Yajirobe, então Goten e Videl vão entrar na
conversa também. Após a conversa, Videl estará disponível.
- Kaioshin (Supreme Kai): Na segunda vez que jogar no DU de Gohan (adulto),
faça o mesmo que fez para destravar Videl, então derrote Goten. Vá para o
Templo de Kami-Sama (Kami's Lookout) e derrote Piccolo. Em vez de ir para o
ponto vermelho que aparece, procure mais à nordeste do mapa por um ponto e
você achará Vegeta. Então, vá para a nave de Babidi (o ponto vermelho), e
derrote Dabura. Depois da luta, Gohan vai deixar Majin Boo de lado e ir
atrás de Vegeta. Agora procure por um ponto "Plains" à esquerda de Central
City. Fale com Kaioshin e ele será destravado.
- Kid Goku: Existem dois modos para este aqui. O primeiro é terminar o DU
de Broly, o que é bem fácil. O segundo modo é, ao jogar no DU de Goku pela
segunda vez, derrotar Raditz e então imediatamente ir até a casa do avô de
Goku (Grandpa Gohan's House). Depois da cena Kid Goku será destravado.
NOTA: Na versão PAL incompleta, você achará uma cápsula Meditation em vez de
destravar Kid Goku. Por isso, o segundo método parece só funcionar nas
versões completas.
- Broly: Esse é bem difícil. Primeiro, você deve estar jogando no DU de Goku
pela segunda vez (termine uma vez, comece de novo). Na saga de Majin Boo,
após lutar contra o Majin Boo (o gordo), vá até o ponto vermelho para uma
conversa com Gohan e Super Boo. Após a conversa, aperte R1 e olhe em volta
de Goku. Aparecerá um ponto chamado "???", onde Goku encontrará Mr. Satan
(esse ponto fica bem perto de onde você aparece após a cena, se você está
tendo ificuldades em encontrá-lo). Após isso, vá para perto do ponto
vermelho, onde Super Boo está, mas não o enfrente. Aperte R1 e olhe na área
ao redor, procure por um ponto "Mountains". Se fez certo, você ativará um
diálogo com Kibitoshin, onde ele discute sobre um mal maior que Majin Boo
estar na Terra. Agora sim, vá enfrentar Super Boo e derrote-o. Quando chegar
a hora de enfrentar Kid Boo, Vegeta irá contê-lo o máximo que puder até que
Goku investigue que poder é esse.
Vá até o novo ponto vermelho que apareceu no mapa e enfrente Broly.
Derrote-o e ele será destravado.
NOTA: Se quiser destravar Li Shenlong também, não vá enfrentar Gotenks no
Torneio de Artes Marciais ainda, leia mais abaixo.
- Li Shenlong (Omega Shenron): Derrote Broly, vá para West City e fale com
Bulma, que comenta algo sobre o Radar do Dragão não estar funcionando. Note
que para falar com Bulma, você deve ter achado a cápsula de Goku Super
Saiyajin 4 (nas ilhas mais à sudeste do mapa).
Se o evento não apareceu, você deve pegar a cápsula Super Saiyajin 4
primeiro. Feito isso, vá para o Torneio de Artes Marciais e derrote Gotenks.
Se deu certo, o DU não acabará agora, e um novo ponto vermelho aparecerá no
mapa, onde Li Shenlong estará. Você também ganha a cápsula rara da fusão
Gogeta Super Saiyajin 4.
NOTA: Você deve ter achado a cápsula Super Saiyajin 4 de Goku (você não
precisa equipar a cápsula, apenas pegá-la) antes de falar com Bulma. E você
deve falar com Bulma depois de derrotar Broly e antes de enfrentar Gotenks.
- Uub: No DU de Goku, na luta final contra o Kid Boo (Majin Boo pequeno), você
deve derrotar Kid Boo com o golpe Super Spirit Bomb, e ter equipada a
transformação de Super Sayajin 1 e 2. Lembre-se que para usar o golpe Super
Spirit Bomb verdadeiro, você deve usá-lo enquanto Goku está normal ou usando
o Kaioken. Não use o golpe com Goku transformado em Super Saiyajin, ou Goku
acabará usando o golpe Dragão Dourado (Super Dragon Fist). Lembre-se também
que o golpe deve matar Kid Boo, por isso não o use logo no começo da luta.
Após isso, Goku poderá jogar em um novo capítulo após a saga de Majin Boo,
no qual ele enfrenta Uub no Torneio de Artes Marciais.
NOTA (inútil): Óbvio que você não pode ganhar Uub, Broly, Omega Shenron,
Gogeta e Gogeta Super Saiyajin 4 de uma só vez, então esqueça.
NOTA 2 (útil): Super Spirit Bomb não é uma cápsula, e sim um golpe. É o
mesmo golpe Spirit Bomb, mas deve ser feito sob as condições citadas (ter
equipado Super Saiyajin 1 e 2 e tirar um Attack Win).
5.4. Personagens Secretos da Dragon Arena
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Para ganhar a Dragon Arena, você deve terminar os DUs de todos os personagens
pelo menos uma vez, incluindo Uub, mas não o de Broly. Isso dá 10 personagens.
- Saibamen: Enfrente inimigos entre os levels 30 e 35 até que o Grande Nappa ou
o Kid Gohan venha desafiá-lo. Vença-o para destravar os Saibamen. Note que
cada barra de energia corresponde a um Saibaman.
- Cell Jr.: Enfrente inimigos entre os levels 50 e 55 até que Piccolo venha
desafiá-lo. Vença-o para destravar Cell Jr.. Note que cada barra de energia
corresponde a um Cell Jr..
NOTA: Outros personagens também podem desafiá-lo, como Cell e Goku. Sempre que
ganhar de um desses personagens, ganhará uma cápsula rara. Olhe sobre isso na
seção "Segredos & Truques"
5.5. Fusões e Super Saiyajin 4
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NOTA: TODAS essas cápsulas podem ser compradas no Skill Shop. É necessário ter
o Black Membership Card para isso (olhe a seção "Segredos e Truques" para saber
como se ganha um). Note também que essas cápsulas são bem caras (custam de
30,000 zenie para cima).
- Kibitoshin: Após destravar Kaioshin (olhe mais acima) com Gohan (adulto),
derrote Kid Boo, e a partir desse ponto em que você o encontrou, vá para a
extrema esquerda do mapa, abaixo do Planalto de Yunzabit (a grande ilha
marrom à noroeste). Em uma dessas ilhas pequenas está Kibitoshin. Fale com
ele e você ganhará essa cápsula.
- Gotenks: O único modo que eu sei é comprando no Skill Shop. A cápsula custa
30,000 zenie.
NOTA: Não há nenhum outro modo confirmado para ganhar esta cápsula a não ser
no Skill Shop, então tenha paciência para que a cápsula apareça no Skill
Shop.
- Vegeto (Goku): Antes de enfrentar Super Boo no DU de Goku, você ganha esta
cápsula.
- Vegeto (Vegeta): Antes de enfrentar Super Boo no DU de Vegeta, você ganha
esta cápsula.
- Gogeta (Goku): Faça o método de ganhar Broly durante o DU de Goku. Quando
enfrentar Gotenks no Torneio de Artes Marciais, a cápsula será sua.
- Super Saiyajin 4 (Goku): Derrote Kid Boo com a Super Spirit Bomb. Agora,
antes de ir para o torneio enfrentar Uub, procure em uma das ilhas mais à
sudeste do mapa.
NOTA: Você também pode ganhar esta cápsula se usar o método para ganhar
Broly. A cápsula está no mesmo lugar.
- Gogeta Super Saiyajin 4 (Goku): Ganha automaticamente antes de enfrentar Li
Shenlong no DU de Goku.
- Gogeta (Vegeta): Primeiro, você deve enfrentar Broly com Vegeta. Faça o
seguinte: na segunda vez que estiver no DU de Vegeta, antes de fazer a fusão
dos brincos para enfrentar Super Boo, vá até a Muscle Tower (aquela torre na
ilha coberta de gelo). Fale com Kibitoshin e depois vá enfrentar Super Boo.
Quando forem enfrentar Kid Boo, Goku irá segurá-lo por alguns instantes até
que Vegeta enfrente Broly. Vá até o novo ponto vermelho e vença Broly. Após
isso, há um novo capítulo, no qual Goten e Trunks convidam seus pais para
uma luta no Torneio de Artes Marciais. Vá até o torneio e a cápsula é sua.
- Super Saiyajin 4 (Vegeta): Faça o citado acima, mas ANTES de enfrentar Broly
vá para as ilhas na parte sudeste do mapa. Quando Vegeta passar pela ilha
certa, ele irá descer automaticamente e reclamar que Goku é muito mandão.
Depois disso, vá vencer Broly, mas não vá até o Torneio de Artes Marciais
depois disso. Vá até Baba's Palace e aperte R1 até achar um ponto "Plains"
no mapa. Vá até lá e Bulma dirá que Goku se transformou em Super Saiyajin 4,
e pedirá que Vegeta vá para casa. Depois, vá para West City e a cápsula é
sua.
- Gogeta Super Saiyajin 4 (Vegeta): Depois de ganhar Vegeta Super Saiyajin 4,
vá para as ilhas próximas ao Torneio de Artes Marciais para achar um ponto
onde você pode enfrentar Goku Super Saiyajin 4 (é o ponto vermelho). Após
vencê-lo, a cápsula é sua.
Preste atenção no que Goku e Vegeta falam após a vitória de Vegeta, é um
diálogo bem legal.
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6. Cápsulas Raras
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Freeza's Space Ship
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Tente isso no DU de Goku, na segunda vez. Com outros personagens pode até
funcionar, mas eu só consegui com o Goku. Antes da última luta contra Freeza
ou Cooler, procure em uma pequena ilha ao sul da ilha do meio. Procure pelas
ilhas ao redor até achá-la.
CUSTO: 10,000 zenie no Skill Shop.
Cooler's Space Ship
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Primeiro, destrave Cooler. Pode até ser que você ganhe a cápsula antes disso,
mas não tenho certeza. Então, na segunda vez no DU de Goku, após a primeira
luta contra Freeza, aparecerão 3 pontos no mapa (2 se você não terminou o DU
de Vegeta ainda). Vá para o ponto do meio e lute contra Cooler uma vez. A
cápsula estará bem em cima da nave dele. Se não estiver, fale com Cooler mais
uma vez (ele já será Metal Cooler) e tente achar a cápsula.
NOTA: Isso não parece funcionar na versão PAL pirata. Se você tem essa versão,
o jeito é comprar no Skill Shop mesmo.
CUSTO: 10,000 zenie no Skill Shop.
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7. Segredos & Truques
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Os créditos para a maior parte das informações contidas aqui vão para os
usuários do fórum GameFAQs.
Roupas Alternativas
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Na hora de escolher o personagem, aperte <- ou="" -=""> para mudar a roupa dele.
NOTA: Isso não funciona na versão PAL incompleta. Você pode até mudar a roupa,
mas o personagem não virá com ela no começo da luta.
Destravar Cenários
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Note que os cenários contam como cápsulas também.
PLANET NAMEK: Derrote Recoome em Namek, com qualquer personagem que possa
lutar contra ele.
CELL GAME RING: Derrote Perfect Cell no DU de Goku.
GRANDPA GOHAN'S HOUSE: Durante o DU de Gohan (adulto), visite Grandpa Gohan's
House após derrotar Goten de vez em quando, até que apareça um evento lá e
você ganhe a cápsula. Note que você também pode ganhar este cenário ao jogar
pelo segunda vez no DU de Kid Gohan. Em vez de enfrentar Piccolo, vá para
Grandpa Gohan's House enfrentar Goku.
INSIDE BUU: Derrote o Super Boo dentro do seu próprio corpo com Vegeta e Goku,
uma vez cada.
RED RIBBON GAME: Destrave a Dragon Arena.
SUPREME KAI'S WORLD: Derrote Kid Boo no DU de Goku.
URBAN LEVEL: No início do DU de Teen Gohan, vá para Central City.
Versões destruídas dos cenários
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Aperte o botão O em vez de X na hora de escolher o cenário. Note que isso não
serve para os cenários Inside Buu e World Tournament, pois estes não podem ser
destruídos.
Saibaman Level 99
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Graças a uma falha na programação, se você usar o golpe Self-Destruct dos
Saibamen no Yamcha (você deve agarrá-lo), ele sempre morrerá com um único
golpe, não importa quanta energia ele tenha. Isso é útil para aumentar o nível
dos Saibamen na Dragon Arena, basta lutar contra Yamchas de levels altos.
NOTA: A falha de programação à qual me refiro, é que os Saibamen só deveriam
matar Yamcha com o golpe Self-Destruct no Dragon Universe, mas isso é válido
para outros modos também.
Story Reenactment
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Story Reenactments são cápsulas especiais (elas não aparecem), que possuem
clipes de voz de algumas partes do jogo, como diálogos entre personagens e
tal. Você pode conferir esses clipes na opção Bonus do DU. São 21 Story
Reenactments, e para ganhar cada um, é necessário realizar uma certa tarefa em
lutas durante o DU. Na verdade, você tem que fazer algumas coisas para que as
lutas fiquem iguais ao anime, por isso o nome (Restabelecimento da História).
Agradecimentos ao usuário smartguy2311 dos fóruns GameFAQs por essa lista.
0 - GOKU: Use um Kame Hame Ha contra Raditz.
1 - PICCOLO: Derrote Raditz com um Special Beam Cannon (Makkankousapo).
2 - TEN SHIN HAN: Use um Special Beam Cannon (Kikoho Da) contra Nappa.
3 - KID GOHAN: Use um Masenko contra Nappa.
4 - KURIRIN: Use um Destructo Disc (Kien Zan) contra a 2a. forma de Freeza.
5 - GOKU: Transforme-se em Super Saiyajin na 2a. luta contra Freeza (quando
Freeza estiver lutando com 100%).
6 - YAMCHA: Use um item Senzu Bean (não pode ser 1/3 ou 1/2, tem que ser um
Senzu Bean completo) na luta contra o Dr.Gero, quando a sua energia
estiver amarela ou vermelha.
7 - PICCOLO: Ative Fuse with Kami na luta contra Imperfect Cell.
8 - VEGETA: Tenha mais de duas barras e meia de energia (2500 pontos) sobrando
quando ganhar da 2a. forma de Cell.
9 - VEGETA: Use Final Flash em Perfect Cell.
10 - TEEN GOHAN: Transforme-se em Super Saiyajin ao enfrentar Goku.
11 - TEEN GOHAN: Derrote Perfect Cell com um Father-Son Kame Hame Ha.
12 - VEGETA: Derrote Majin Boo (gordo) com Final Explosion.
13 - GOKU: Transforme-se em Super Saiyajin 3 na luta contra Majin Boo (gordo).
14 - PICCOLO: Derrote Super Boo após 60 segundos dentro da Sala do Tempo.
15 - GOHAN: Transforme-se em Mystic Gohan (com Elder Kai Unlock Ability) na
luta contra Super Boo.
16 - GOKU: Use a Super Spirit Bomb contra Kid Boo e tire um "Attack Win".
17 - VEGETA: Transforme-se em Super Saiyajin 4 na luta contra Goku Super
Saiyajin 4.
18 - GOKU ou VEGETA: Vença Li Shenlong (Omega Shenron) com um Big Bang Kame
Hame Ha x100 (enquanto a fusão estiver ativa, óbvio).
19 - BROLY: Use o Gigantic Meteor para matar Gohan (na primeira luta).
20 - UUB: Use Ki Cannon na luta contra Goku, no Torneio de Artes Marciais.
Dificuldades Extras: Z, Z2 e Z3
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Z - termine o DU de um personagem na dificuldade Very Hard.
Z2 - termine o DU de um personagem na dificuldade Z.
Z3 - termine o DU de um personagem na dificuldade Z2.
Isso pode ser bem difícil de fazer do jeito normal, lutando e vencendo. Porém,
há um truque: você já deve ter percebido que o DU que possui menos lutas é o
DU de Yamcha (contra Saibaman, Dr.Gero e Ten Shin Han/Vegeta). Pois então, faça
o seguinte: ponha a dificuldade em Easy, derrote Saibaman e Dr.Gero, então
salve o jogo e saia. Vá para opções, mude a dificuldade para a requerida
(Very Hard, Z ou Z2), selecione CONTINUE para entrar no DU de Yamcha de novo,
e agora você só precisa derrotar Ten Shin Han/Vegeta! E o melhor, você pode
jogá-lo para fora do ringue! É possível fazer isso com outros personagens
também, mas com o Yamcha é mais fácil.
Strongest of The Universe
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Este é um troféu, na verdade uma cápsula, que mostra que você é o mais forte
do universo. Para ganhar tal, termine o DU de um personagem na dificuldade Z3.
Use o truque do Yamcha para isso, se quiser. Fora isso, a cápsula não serve
para NADA.
Mais experiência
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Você já notou que, ao aumentar a dificuldade, a experiência ganha também
aumenta? Alguns oponentes chegam a dar mais de 80 mil de experiência na
dificuldade Z3.
Destravar Dragon Arena
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Termine o DU de todos os personagens (não é necessário terminar o DU de Broly)
pelo menos uma vez cada.
Glitch na Dragon Arena
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Se você já tem um personagem de nível alto (tipo, um Vegeta de Level 77) e
quer aumentar o level de um personagem mais fraco, basta seguir estes passos:
1 - Escolha o personagem forte.
2 - Coloque no último da lista (no exemplo que dei, deve ser alguém de Level
99).
3 - Aperte Triângulo e escolha o personagem fraco.
4 - Você estará na lista do personagem mais forte! Porém, note que mesmo que
os inimigos não apareçam, eles estão lá. Não aperte nada no direcional,
ou você vai enfrentar inimigos mais fracos.
5 - Escolha como cenário o World Tournament, já que dá pra jogar os inimigos
para fora.
6 - Em uma única luta, o personagem deve ganhar algo entre 13-20 levels. Com o
passar do tempo, o level sobe mais devagar, mas nessa hora você não
precisará mais usar esse glitch.
Membership Cards
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Os Membership Cards destravam cápsulas mais raras no Skill Shop. As cápsulas
mais raras (como Breakthroughs e Memories of...) só podem ser compradas com
o Black Membership Card.
O crédito vai para o usuário songokuss3 dos fóruns GameFAQs por ter feito essa
lista.
- Green Membership Card: você já começa com isso.
- Silver Membership Card: compre no Skill Shop após gastar 1,500, ou ache no
DU com um personagem de level maior que 2, ou dê load em um Memory Card com
um jogo do Dragon Ball Z Budokai 2. É claro que você deve fazer isso quando
começar um novo jogo.
- Gold Membership Card: compre no Skill Shop após gastar 100,000 ou ache no
DU com um personagem de level maior que 15.
- Black Membership Card: compre no Skill Shop após gastar 250,000 ou ache no
DU com um personagem de level maior que 30.
Ultimates
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Ultimates são os ataques mais fortes de um personagem. Para comprá-los, basta
ter destravado vários personagens, algo entre 20 e 27. Os Ultimate Attacks
aparecerão no Skill Shop por 50,000 cada (os Ultimates dos personagens que
possuem um DU custam apenas 10,000). Note que há uma certa ordem em que os
Ultimates aparecem, e se você não tiver destravado o personagem que vem logo
na frente, você não poderá comprar o Ultimate dele, e nem dos outros que estão
depois dele na lista.
Esta é a ordem em que eles aparecem:
Kid Goku
Great Saiyaman
Trunks
Mr. Satan
Videl
Nappa
Captão Ginyu
Recoome
Freeza
Andróide No. 16
Andróide No. 17
Andróide No. 18
Dr. Gero
Cell
Majin Boo
Kid Boo
Dabura
Cooler
Bardock
Omega Shenron
Note também que os Ultimates são cumulativos, ou seja, você pode comprar duas
cápsulas do mesmo Ultimate para aumentar o seu poder.
Breakthroughs
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Para comprar os Breakthroughs dos personagens que não possuem DU (Freeza, Boo,
Cell, Dabura, etc.), você deve primeiro ganhar todos os Breakthroughs dos
personagens que possuem um DU (11 ao todo), e também ter comprado todos os
Ultimates. Após isso, vá para o Skill Shop e compre duas cápsulas novas que
aparecem, chamadas de Baba's Crystal Ball Movie 00 e 01 (ou algo assim).
Depois disso, você pode comprar os Breakthroughs de todos os personagens por
75,000 no Skill Shop.
Note que os Breakthroughs sempre aparecem em uma certa ordem, e se você não
tiver ganho o personagem que está na lista, não poderá comprar o Breakthough
dele e nem daqueles que vêm depois dele na lista.
Essa é a ordem em que aparecem os Breakthroughs:
Kid Goku
Great Saiyaman
Goten
Trunks
Kid trunks
Mr. Satan
Videl
Supreme Kai
Raditz
Nappa
Capitão Ginyu
Recoome
Freeza
Andróide No. 16
Andróide No. 17
Andróide No. 18
Dr. Gero
Cell
Majin Boo
Super Boo
Kid Boo
Dabura
Cooler
Bardock
Omega Shenron
Saibamen
Cell Jr.
Começar uma luta já transformado
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Especificamente nas lutas contra Freeza 100% e Majin Boo no DU de Goku, não
aperte START na cena antes da luta (você pode apertar X), e deixe a cena rolar
até o final. Quando as respectivas lutas começarem, Goku já virá transformado
em Super Saiyajin. Isso é bom para ganhar os dois Story Reenactments dessas
lutas de graça.
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8. Perguntas & Respostas
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ATENÇÃO: Essa seção contém SPOILERS. Muitos!
Antes de me mandarem perguntas, leiam esta seção muito bem. Se a sua pergunta
já tiver sido respondida CLARAMENTE aí embaixo, então eu vou ignorar o seu
e-mail.
A. Geral
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01. Existe um defeito no jogo?
R. Não, existem dois defeitos. Na versão PAL incompleta, que vazou na Internet
antes do dia oficial do lançamento (16 de novembro), você não pode trocar
a roupa do personagem (mesmo que troque, o jogo não aceita), e se você
escolher "Reselect Characters" ao jogar no modo Dueling, o jogo irá ficar
muito doido, e às vezes irá travar.
NOTA: Existem mais de dois defeitos, leia na seção "Versão NTSC-PAL, bugs
e tal" para ver a lista de bugs.
02. Eu escolhi "Reselect Characters" por engano, e agora só há uma coluna na
tela, e os dois personagens estão misturados. Como eu saio disso?
R. Aperte R1+R2+L1+L2+Start+Select. Agora, se a tela parou antes disso, só
resetando mesmo.
03. Eu posso jogar com a Pan?
R. Não.
04. Então porque ela aparece naquela tela inicial se o jogo não tem a saga GT?
R. Para enganar os otários.
05. Quer dizer que nada de Bojack, Janemba, Mestre Kame, Zarbon, Dodoria, Jeez,
Botter, Gurdo, Números 13, 14, 15, 19, Super 17, Baby, Hildegarn e tal?
R. Certo, você não joga com NENHUM deles.
06. O Kid Goku que aparece no jogo é o Goku do primeiro Dragon Ball ou o do
Dragon Ball GT?
R. O do primeiro Dragon Ball. Prova 1: Não pode se transformar em Super
Saiyajin. Prova 2: Ainda carrega o bastão. Prova 3: Tem o Ultimate mais
legal do jogo, com o qual derrotou Piccolo Daimao (o pai do Piccolo de
Dragon Ball Z). Prova contra: o Goku de Dragon Ball não sabe voar.
07. Cadê as fusões diferentes?
R. Tiraram todas. Colocaram Gogeta e Gogeta Super Saiyajin 4 em seus lugares.
Por isso, nada de Piccorin, Gokan, Troten, Gohen, Vegenks ou Chibulma. FEH!
Nada de Gokutan e Yamshinhan também.
08. Ouvi dizer que tem o Goku Super Saiyajin 5 no jogo, é verdade?
R. O mais perto que você chega disso é os dois jogadores escolherem Goku ou
Vegeta e os dois fazerem a fusão do Gogeta Super Saiyajin 4. Agora, preste
atenção no segundo jogador. Tá na cara que a DIMPS quis tirar um sarro dos
jogadores.
09. Por que agora a fusão acaba mesmo que eu não caia no chão?
R. Eu suponho que seja para evitar que alguns jogadores fiquem só usando
Victory Cannon (Gotenks) ou Big Bang Kame Hame Ha (Gogeta Super Saiyajin 4)
e não sejam derrubados nunca. Porém, Gogeta Super Saiyajin 4 só precisa de
dois Big Bang Kame Hame Has para acabar com qualquer inimigo mesmo...
10. Qual é a diferença entre o Vegeta fazer a fusão dos brincos, em vez do
Goku?
R. Vegetto soltará golpes diferentes (Gallic Ho em vez de Kame Hame Ha), mas
o Ultimate (Spirit Sword) será o mesmo. A mesma coisa vale para Gogeta.
11. Como eu faço a fusão de Super Saiyajin 4 Gogeta, se ela requer Super
Saiyajin 4, e a fusão ocupa os 7 espaços? Eu não posso colocar Super
Saiyajin 4, e então?
R. Se você não percebeu, a cápsula da fusão já vem com o Super Saiyajin 4
incluso.
B. Versões NTSC-PAL, Bugs e tal
-------------------------------
12. O que é NTSC e o que é PAL?
R. São versões diferentes de um mesmo jogo. NTSC é a versão Americana/Japonesa
e PAL é a versão Européia.
13. E por quê isso?
R. Por causa dos sistemas de televisão desses países, que são diferentes.
14. O que é isso que eu ouço falar sobre versão PAL incompleta/pirata?
R. A versão PAL deste jogo vazou na internet antes do dia oficial de lançamento
(16 de novembro de 2004). Essa versão é considerada incompleta pois não foi
finalizada, faltam algumas cápsulas e está CHEIA de bugs.
15. Quer dizer que há uma versão PAL original e outra incompleta/pirata?
R. Sim. A original não tem esses bugs, enquanto a pirata tem. Se for comprar o
jogo, não fique cabreiro se te disserem logo que a versão é PAL. Procure
saber se é a versão não-oficial (que vazou na internet) ou a versão oficial
(original).
16. Como eu identifico a versão PAL pirata?
R. Há vários modos. Você pode ver quantos bugs o jogo tem...
17. Bugs? Que bugs?
R. Os que eu identifiquei até agora são esses:
- Ao selecionar "Reselect Characters" no modo Dueling, podem acontecer duas
coisas: ou o jogo trava logo de uma vez, ou a tela de seleção de
personagens ficará bem estranha, com as duas colunas misturadas de um
lado só.
- Você pode mudar a roupa do personagem na tela de seleção, mas ao começar
a luta, o personagem só usará a roupa default (padrão). Ou seja, o
personagem só pode ficar com a primeira roupa. Para escolher a segunda
roupa, só os dois jogadores escolhendo o mesmo personagem.
- Um glitch na Dragon Arena (leia na seção Segredos & Truques).
- Outro glitch na Dragon Arena: algumas pessoas me disseram que se você
chegar até o level 70 com um personagem, todas as opções de luta para
este personagem vão desaparecer, e ele ficará inutilizado, não poderá
mais ganhar levels. O único jeito é resetar o personagem.
- Você não pode comprar todos os Breakthroughs, às vezes ficarão faltando
os Breakthroughs de Raditz e da Número 18. Por isso, não dá para chegar
em 100%.
- Você não pode pegar a cápsula Memories of Gohan, pois ela nem aparece na
lista de desejos de Shenlong. Por isso, também não dá para chegar em 100%.
18. Quais as diferenças entre NTSC e PAL (originais)?
R. Aí vão algumas delas:
- Na versão PAL, você pode escolher entre até cinco idiomas. Na NTSC,
apenas o idioma do país de origem (EUA ou Japão) está disponível.
- A versão PAL possui erros de sincronia (a voz sai depois do golpe, no
caso dos Dragon Rushes e Ultimates), enquanto a versão NTSC não possui
tal erro. Mas isso se deve ao jogo estar rodando em um ambiente que não
é nativo, ou seja, o jogo não foi feito para rodar por essas bandas, mas
lá na Europa roda normal. Com isso, a versão PAL fica mais rápida, mas
isso se deve a um erro de sincronia.
- A abertura da versão PAL e NTSC japonesa é cantada em japonês, enquanto a
abertura da versão americana não é cantada (que pena, a música é muito
legal).
C. Jogabilidade
----------------
19. Eu (ainda) não posso rebater Ultimate Attacks?
R. Que pena, mas não. Mesmo que você ganhe na disputa de ataques, você ainda
leva um bocado de dano. Seria bem legal chutar a Genki Dama de volta na
cara do Goku, como Vegetto fez contra Super Boo.
20. Como eu faço para ganhar nas disputas de Ultimate Attacks?
R. Certo, muitos perguntaram isso. É o seguinte: após realizar um Ultimate
Attack, aparecerão 4 barras, 2 para cada jogador. Vamos chamar as suas
barras de Barra 1 e Barra 2.
- Barra 1: barra que fica se mexendo, possui um botão do lado. É da mesma
cor para ambos os jogadores.
- Barra 2: barra que fica parada, se enche de acordo com a Barra 1. É
azul para o jogador 1 e vermelha para o jogador 2.
O que você deve fazer é apertar um botão (X,O,quadrado ou triângulo) quando
a Barra 1 estiver mais perto do fim. Fazendo isso, a Barra 2 vai se encher
um pouco. Se apertar o botão no momento exato em que a Barra 1 estiver no
final, aparecerá a palavra "MAX" na Barra 1, e a Barra 2 se encherá mais
que o normal.
A Barra 1 se enche três vezes, quer dizer que você deve fazer a mesma coisa
três vezes. O que determina se quem ganha é a defesa ou o ataque é a soma
das três vezes, que é exatamente a Barra 2.
21. Mas mesmo que eu tire "Defense Win", eu ainda levo dano!
R. É, fazer o quê. Um jeito descarado de notar isso é fazer o Super Dragon
Fist de Kid Goku, e perder. Mesmo que Goku passe direto, o inimigo ainda
levará dano, mesmo que não tenha sido acertado, nem de raspão, como acontece
com alguns outros golpes.
22. Alguns golpes tem a indicação "DRAGONRUSH". O que é isso?
R. Você deve acertar todos os três hits de um dragonrush, aquele golpe em que
você persegue o inimigo, aperta um botão e ele tenta adivinhar qual é. Ao
acertar o terceiro hit, o personagem fará o golpe automaticamente.
23. Para que serve a provocação?
R. Para diminuir o ki do adversário. Porém, se ele estiver enchendo o ki
enquanto você o provoca, não adiantará muita coisa.
D. Controles
--------------
24. Como eu encho o ki?
R. Segure X, aperte <-, -="" e="" segure="" span="">
25. Como eu uso itens no meio da luta?
R. Segure X (defesa) e aperte duas vezes para baixo.
26. Como desviar dos golpes normais, como socos e chutes?
R. Fique apertando X (defesa) repetidamente enquanto recebe ataques. Apenas
note que isso gasta ki. Se o seu ki acabar, não conseguirá mais se desviar.
27. Como eu me teleporto para trás do oponente e dou um golpe nele?
R. Aperte -> + X antes do golpe (ataque normal ou magia) chegar até você. Note
que esse movimento gasta 3 barras de ki. Se não tiver pelo menos 3 barras
de ki, já era, meu chapa.
28. Como eu faço para continuar me teleportando e batendo no adversário?
R. Após acertar um golpe que joga o adversário longe ou para cima, fique
apertando O repetidamente. Algumas magias não aceitam isso. Você gasta uma
quantidade de ki ao fazer isso, e o oponente pode desviar disso.
Nota: esse golpe também é chamado de "PURSUIT" (perseguição).
29. Como eu faço um Dragonrush?
R. Entre em Hyper Mode (aperte L2), e faça um golpe que jogue o adversário
para cima ou para longe (um Kame Hame Ha funciona, mas tem que ser de
perto).
30. Porque o computador sempre advinha o botão que eu aperto no Dragon Rush?
R. Preste atenção no relógio que fica ao redor dos botões. Você deve apertar
o botão DEPOIS que o computador apertar, e ANTES do tempo no relógio
acabar. Note também que alguns personagens tendem a seguir padrões (como
apertar 3 vezes um único botão, ou apertar botões no sentido horário).
E. Dragon Universe
--------------------
31. Para quê serve a opção "Bonus"?
R. Você ganha só umas besteirinhas, como clipes de voz dos personagens, a
narração do locutor e tal. A opção "Movie" serve para ver os dois filmes
de abertura do Dragon Ball Z Budokai 2, um com música cantada em japonês e
outro com música sintetizada (sem voz), mas você tem que comprar duas
cápsulas especiais antes.
32. Como eu vôo rápido no Dragon Universe?
R. Segure L1 e para cima no analógico esquerdo. Você só pode voar direto para
frente, para "dobrar", use o analógico direito.
33. Para que servem os status?
R. - Health: aumenta a energia (ou "sangue") com que você começa a luta.
- Ki: dimunui o ki que você gasta para fazer ataques e transformações.
- Attack: aumenta a força física e ataques especiais que usam força física
(como <- o="" span="">
- Guard: o quanto de dano você leva dos golpes. Também serve para levar
menos dano ao defender um ataque especial.
- Ability: os itens usados durante a batalha duram mais tempo ou causam
efeitos melhores.
- Arts: todas as magias ficam mais fortes. Porém, note que magias de ataque
físico (<- o="" n="" est="" inclu="" das="" span="">
- Com: dificuldade do computador quando você for lutar contra este
personagem (leia a pergunta abaixo).
34. Eu posso enfrentar um personagem que eu criei?
R. Sim, leia a seção "Dragon Arena" (desculpe fazê-lo vir aqui só para ler
isso).
35. Por que eu não posso remover a skill "Legendary Super Saiyajin" no DU de
Broly?
R. Porque ele está transformado em Super Saiyajin desde o começo. Então, nada
de Breakthrough também.
36. Alguns dos DUs dos personagens não estão com histórias diferentes do
desenho?
R. O pessoal da Atari tomou um pouco de liberdade ao fazer alguns dos
DUs, mas alguns diálogos são iguais, como quando Broly enfrenta Vegeta ou
quando Goku enfrenta Uub. Para ver um exemplo de diálogo diferente, jogue no
DU de Vegeta e, antes de enfrentar Goku, vá até a Kame House no primeiro
estágio, para ver uma cena engraçada com Bulma.
37. Eu consegui enfrentar Broly com Vegeta e com Gohan, mas não o ganhei. Por
quê?
R. Você só pode ganhar Broly jogando no DU de Goku. Contudo, você ganha
cápsulas valiosas se derrotá-lo com Gohan ou Vegeta.
38. Como eu ganho levels facilmente no Dragon Universe?
R. New Story - > Vá para Kami's Lookout -> Level Up instantâneo -> New Story
-> Blá, blá, blá. Isso só serve para alguns personagens, e só até o level
21.
39. Por que os personagens só podem pedir coisas para eles mesmos após juntarem
as Dragon Balls? E por que depois de pedir duas vezes só aparece um item
Vest/Armor direto?
R. Talvez por egoísmo, sei lá. Quanto à segunda pergunta, cada personagem
só pode pedir três coisas. Depois disso, só poderá pedir esse item Vest ou
Armor, que aumenta a defesa.
40. Para que serve a cápsula "Memories of (personagem)"?
R. Na opção Bonus, você pode ouvir a voz do personagem. Heh, grande coisa.
F. Golpes
------------
41. Como eu solto a Super Spirit Bomb (Genki Dama) normal? O Goku só solta um
tal de Super Dragon Fist!
R. A Spirit Bomb deve ser feita com Goku normal ou usando o Kaioken (Goku
Super Saiyajin não pode soltar a Genki Dama, ele a absorve). Para soltar a
Super Spirit Bomb, você deve ter a transformação Super Saiyajin 1 e 2
equipada (mas não ativada) e tirar um "Attack Win" ao soltar a Spirit Bomb
normal.
42. É impressão minha, ou o Kuririn aparece no lugar do Número 17 no Ultimate
da Número 18 (Accel Dance)?
R. Não é impressão. Aleatoriamente, Kuririn aparece, mas o golpe não muda em
nada.
P. É verdade que um dos personagens tem um Ultimate que causa mais dano se ele
perder na disputa (errar)?
R. Sim, é o Tenshinhan, e o golpe é o Shin Kikoho (Neo Ki Blast Cannon). Para
maiores explicações, lembre-se de quando Tenshinhan enfrentou Cell.
Nota: Cuidado com isso, ou você vai causar um Double K.O. (os dois morrem
ao mesmo tempo).
43. Como eu uso a espada do Trunks?
R. Você tem que apertar -> + [] repetidamente após o último golpe de uma
sequência. Mas é bem mais fácil apertar -> + R2 e depois ficar apertando
-> + [] repetidamente, já que esse -> + R2 é uma espadada, e também é
considerado o último golpe de uma sequência. Note que Dabura também pode
usar uma espada.
44. Onde eu acho o golpe Atomic Blast de Vegeta?
R. Esse golpe não é uma cápsula. Quando Vegeta se transforma em Majin Vegeta,
ele ganha esse golpe automaticamente. O mesmo vale para o Final Explosion.
G. Cápsulas
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45. Para que servem e quais as cores das cápsulas?
R. - Verdes: cápsulas de suporte. Aumentam defesa, ataque, trocam a defesa
pelo ataque, destravam habilidades especiais e tal. Seu efeito dura
enquanto estiver equipada.
- Amarelas: cápsulas de itens. Recuperam a energia, o ki, aumentam alguma
habilidade do lutador ou uma combinação destas e de outras coisas. Deve
ser usado com o comando defesa + baixo, baixo. Só podem ser usadas uma
vez por luta, só uma pode ser equipada de cada vez, e para aquelas que
dão alguma habilidade especial, seu efeito só dura enquanto o relógio
abaixo da barra de energia estiver na tela.
- Vermelhas: cápsulas de golpes e transformações. Quanto mais cápsulas de
um mesmo golpe forem colocadas, mais forte o golpe ficará, com o limite
de duas cápsulas por golpe.
H. Dragon Arena
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46. E então, como eu enfrento um personagem que eu criei?
R. Sabe quando você está no Dragon Universe, e aparece uma tela de password
depois que você ganha um level? Então, use essa password na Dragon Arena
e você poderá lutar contra esse personagem. Você pode pegar passwords na
internet também, mas note que as passwords da versão NTSC não funcionam na
versão PAL e vice-versa.
47. Password? Onde que eu ponho isso?
R. Na lista de inimigos da Dragon Arena, aperte R1 uma vez. Aparecerá uma
outra lista sem nada escrito. Aperte Start e insira a password.
48. Mas como que eu posso enfrentar um personagem que um cara lá do outro lado
do mundo fez pegando apenas o password? Não seria necessário um save do
Memory Card?
R. Não. Na verdade, a password já contêm todas as informações daquele
personagem específico, como qual personagem é, quantos pontos de ataque,
ki, health e tal. Se você conseguir decifrar o algoritmo que gera as
passwords, você pode enfrentar um personagem com os stats que quiser.
49. Por que eu não posso encher todos os stats?
R. O máximo de níveis que você ganha é 99. E como para cada nível que você
ganha, ganha 1 ponto, são 99 pontos. Mas são 7 stats que podem ser cheios
até 20 pontos. 7 X 20 = 140 pontos. Então, nem pensar em encher os stats
todos sem ter um GameShark ou descobrir o algoritmo de geração de passwords.
50. Como ganhar levels na Dragon Arena facilmente?
R. Escolher inimigo de level alto -> Fazer fusão Gogeta Super Saiyajin 4 ->
Big Bang Kame Hame Ha! Ou você pode equipar as cápsulas WE GOTTA POWER, que
aumentam a experiência que você ganha.
51. Por que algumas vezes, um outro personagem aparece e luta no lugar daquele
que eu escolhi?
R. Isso acontece aleatoriamente. Após selecionar o estágio, uma mensagem em
azul irá aparecer, algo como "Someone did break in!". Se você ganhar desses
personagens, eles te darão cápsulas raras, e até mesmo dois personagens
secretos (Saibamen e Cell Jr.).
I. Personagens Secretos
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52. Eu não consigo ganhar Uub. Onde está a cápsula Super Spirit Bomb?
R. Super Spirit Bomb é um golpe, e não uma cápsula. Para fazer esse golpe,
tenha equipada a transformação de Super Saiyajin 1 e 2, e tire um Attack
Win soltando a Spirit Bomb.
53. Eu fiz o que foi mandado para ganhar Li Shenlong (Omega Shenron), mas
quando eu chego na West City Bulma não está lá. E agora?
R. Você deve ter a cápsula de Super Saiyajin 4, tanto faz que seja com Goku ou
Vegeta. Mesmo que o Breakthrough dos dois já venha com Super Saiyajin 4
incluso, você deve pegar essa cápsula. Além do mais, você tem que falar
com Bulma DEPOIS de derrotar Broly e ANTES de enfrentar o Gotenks.
54. Como eu faço para ganhar o Golden Oozaru (macaco dourado)?
R. Você não pode ganhar o Golden Oozaru. De jeito NENHUM.
55. Mas eu vi uma foto na net...
R. É uma montagem. Ele lutando contra o Cooler, certo? Não me mandem mais essa
pergunta.
57. Como eu ganho o Saibamen? O seu método não está funcionando!
R. Eu corrigi o método para ganhar esse personagem e Cell Jr. também. Então,
olhe lá na seção de personagens secretos.
Se quiser mandar uma pergunta para que ela seja publicada aqui, ou achar que
pode responder melhor uma dessas perguntas, mande um e-mail para mim e diga
que autoriza a publicação da sua pergunta. Eu não publicarei o seu endereço de
e-mail, apenas o nick.
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9. Créditos
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- Para o Akira Toriyama, criador de Dragon Ball.
- Para a DIMPS. Se não fossem esses caras, Dragon Ball Z Budokai não seria o
jogão que é.
- Para o Mathews, que mandou mais métodos de como começar um Dragon Rush, além
de tirar uma dúvida minha sobre o mesmo assunto.